quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Educação Especial

Não há satisfação maior para um estudante do que a realização do seu TCC.

Já passei por isso na faculdade e agora foi o pós de educação inclusiva, e só quem passou por isso entende o orgulho de finalmente receber o retorno do professor com um comentário positivo.

E olhando para trás na minha vida estudantil, fica difícil lembrar de situações de criação de trabalhos ou pesquisas como a que fazemos no TCC, e é incrível que eu me dei conta que meus trabalhos escolares foram pautados na cópia. Pesquisa e cópia.

Trabalhos em que precisei pesquisar, pensar, mostrar minha opinião e a minha bagagem pessoal, só na faculdade. E olha que fiz dois cursos no médio, Magistério e Contabilidade.

Hoje agradeço a oportunidade de ter feito o magistério e não ter atuado na área; ter voltado para a minha vocação depois da faculdade, fui melhor professora do que poderia ter sido, com certeza.

Para complementar o meu texto simples, palavras de Terezinha Azeredo Rios:

Nas palavras de Rios a melhor qualidade para o ensino é criar condições para a formação de alguém que sabe ler, escrever e contar. “Ler não apenas as cartilhas, mas os sinais do mundo, a cultura de seu tempo. Escrever não apenas nos cadernos, mas no contexto de que participa, deixando seus sinais, seus símbolos. Contar não apenas números, mas sua história, espalhar sua palavra, falar de si e dos outros.
Contar e cantar – nas expressões artísticas, nas manifestações religiosas, nas múltiplas e diversificadas investigações científicas”.


bjus !!