domingo, 19 de junho de 2011

Atividades

MÍMICA TEATRAL
Objetivo: Desenvolver o esquema corporal, capacidade de expressão corporal, criatividade e socialização.
Material: um espaço privado, gravuras e fotografias
Duração: 40 minutos
Faixa Etária: 6 - 14 anos
Parte Prática: o professor antes de iniciar o jogo deve preparar um material diferente para escolher pares por exemplo: separe gravuras, fotografias que têm relação uma com a outra tipo um animal e uma floresta, foto de uma criança e de um parque artistas, ou corte as gravuras ao meio . Distribua as gravuras entre os alunos (em número par) . Ao sinal, todos terão que achar seus pares. Quando isso acontecer terão que montar um mini-teatro ou mímica que expresse o que está na fotografia. Os outros participantes vão tentar descobrir. A turma que fizer melhor e com maior perfeição será a vencedora.

Observação: O professor poderá utilizar palavras que expressem sentimentos sendo que sejam palavras como por exemplo, começando com a mesma letra , de mesmo número de letras na palavra, etc..para turmas mais adiantadas , ou utilizar temas de outras disciplinas para trabalho interdisciplinar.

ESTÓRIA SERIADA
Objetivo: Desenvolver a desinibição, capacidade de expressão corporal, criatividade e socialização.
Material: um espaço privado, papel e lápis.
Duração: 40 minutos
Faixa Etária: 9- 14 anos
Parte Prática: o professor antes de iniciar a aula, distribui um papel para cada aluno contendo um som de qualquer coisa existente como: buzina de carro, chuva, pisando em folha, choro de criança, corneta , sirene, etc.. e numeradas.
O professor começa contando um caso interessante mas que inclua sonoplastia. Em seguida o professor interrompe a estória e passa sua vez para o número um dos papéis. A criança deve continuar a estória incluindo seu som durante a fala,e em seguida passa para o número dois . O tempo é estipulado pelo professor e interrompido quando a criança menos espera. Ao final todos se divertem muito.

Observação: É muito divertido se o professor grava tudo e no final todos ouvem o repeteco.

CADA UM
Objetivo: Desenvolver o rítmo, capacidade de expressão corporal, criatividade e socialização.
Material: um espaço privado;
Duração: 20 minutos
Faixa Etária: 7- 12 anos
Parte Prática: O professor faz um círculo com os alunos e explica o que deve ser feito: cada aluno tem uma função na orquestra sendo para isso orientados por ele. Assim uns devem lavar , outros tocar tambor, outros datilografar, desenhar, bailar, tocar flauta, etc... Quando o professor disser, um a um deve exercer sua função. Em dado momento, o professor estipula um gesto ( como tocar piano ) e uma música bem conhecida para todos pararem de fazer o que estavam fazendo e acompanhá-lo , em seguida retornam ao seus próprios afazeres. Quem errar mais de 3 vezes sai do jogo e pagará prenda no final.
No final todos devem seguir uma música estipulada pelo professor com seus próprios sons estipulados e fazer uma só banda.

Observação: quanto maior o número de sons diferentes melhor

FOTOGRAFIAS EM COLHER

Um dos dois jogadores que estão de combinação, sai da sala e, o que fica, tira a fotografia de qualquer pessoa, pondo-lhe uma colher em frente do rosto e conservando-a assim, durante um ou dois segundos. O que está de fora é chamado. Entra na sala, pega a colher, examina-a e diz o nome da pessoa cuja fotografia foi tirada. Os que ignoram o truque ficam admirados, porém o método é simples.
O companheiro que permanece na sala e tira a fotografia, toma a mesma posição e atitude de que se acha a pessoa fotografada. Se esta estiver com as pernas cruzadas ou estiver fumando, o companheiro toma a mesma atitude. Portanto, é preciso comparar a posição do companheiro com a dos que estão brincando, para se saber de quem é a fotografia.

Dinâmica da Bola(balão, bexiga)
Objetivo: Criatividade, descontração.
Material: Balões
Todos os participantes pegam uma bola de ar, cada participante enche sua bola. E cada um tem que estourar sua bola de forma diferente, não podendo repetir nenhuma forma.
É uma brincadeira fantástica, surgem inúmeras formas engraçadas de estourar a bola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário